quarta-feira, 25 de julho de 2007

O Manifesto


O Manifesto estreou em 1986, na Broadway, com os atores Jessica Tandy e Hume Cronym à frente do texto, que tinha como pano de fundo a queda da bomba em Hiroshima. Já no ano seguinte, a peça foi montada no Brasil, desta vez com Beatriz Segall e Cláudio Côrrea e Castro.

Atualmente, devido ao passar do tempo e de novos acontecimentos, o texto foi atualizado pelo próprio autor, Brian Clark, colocando a guerra do Iraque em evidência. A história trata, basicamente, de um acerto de contas entre um casal da aristocracia inglesa que, depois de anos de união, coloca várias cartas na mesa. Entre elas, as posições opostas em relação à guerra, uma vez que os protagonistas são Edward Milne (Othon Bastos), um general reformado e entusiasta da guerra, e sua esposa, Margareth, uma pacifista (Eva Wilma).

A “guerra” entre os dois é declarada quando, em sua leitura diária do jornal, o general se depara com um manifesto pacifista assinado por várias personalidades, entre elas, sua esposa. A partir daí, toda uma vida entra em pauta: mágoas, ressentimentos, acusações e dúvidas.Com um texto atual e inteligente, Clark sabe dosar bem as brigas e os momentos de ternura entre o casal, que verdadeiramente se ama, apesar de estar em lados opostos do front. E quando a morte vira algo concreto e próximo do casal, muita coisa muda.Eva Wilma, mais uma vez brilhante em cena, mostra-se vigorosa e na melhor forma.

Mesclando várias emoções, a atriz sabe aproveitar um personagem que, quando mais para o final, mais chama atenção para si. Tão talentoso quanto, Othon Bastos faz, ao lado da atriz, uma dupla que se completa, sabendo “sair” de cena quando é a vez de sua parceira brilhar, além de, com o ar ranzinza do personagem, chegar a divertir em alguns momentos.A direção de Flávio Marinho é delicada, competente e muito generosa com os atores.
O cenário é o de uma casa inglesa de um bom nível social, rico e cheio de detalhes, e os figurinos simples e de acordo. Enfim, uma boa peça, com um texto atual e pertinente, que proporciona um show de interpretação da dupla de atores. Vale a pena rir e se emocionar com este manifesto.

Cotação: Bom ***
Serviço: O Manifesto
De: Brian Clark
Direção: Flávio Marinho
Com: Eva Wilma e Othon Bastos
Temporada: 26, 27, 28 e 29 de agosto em Porto Alegre, no Teatro São Pedro

Um comentário:

robledo disse...

O texto realmente é muito comovente, e o belo desempenho dos atores protagonistas conquista qualquer um!