segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O Método Grönholm

Texto do espanhol Jordi Galcerán, O método Gronholm ganhou diversos prêmios na Espanha e também já pode ser visto nas telas de cinema com o título O que você faria? Com temática bastante atual a história conta a dificuldade pela busca de um bom emprego e o que as pessoas fazem para consegui-lo.

Quatro grandes executivos se reúnem em uma sala fechada para conseguir um grande emprego em uma multinacional, recheado de humor, sarcasmo e ironia os quatro se submetem a coisas inimagináveis, diante disso tudo existe um detalhe muito importante, entre eles existe um executivo da empresa disfarçado e que irá escolher quem será o escolhido, o método do título realmente existe e é usado em grandes empresas mundo afora.O mistério de saber quem é o elemento infiltrado instiga o público até o final, e por razões óbvias aqui não será revelado.


O texto pode ser direcionado tanto para o drama quanto para comédia, na encenação brasileira a comédia dá o tom do espetáculo, um texto contemporâneo e inteligente, uma boa direção e um grande exercício para os atores, que enfrentam uma dupla jornada, interpretam os executivos e também situações impostas pela empresa.Um cenário clean e sofisticado de Marcos Flaskman, e um figurino sóbrio e elegante de Paula Raia e Fernanda de Goeye, aliadas a correta iluminação e trilha sonora dão um cara bonita ao espetáculo. O grupo de quatro atores é bastante entrosado o que faz o resultado ser ainda melhor. Lázaro Ramos e Ângelo Paes Leme são os astros do espetáculo, o primeiro é Fernando Fontes um executivo perspicaz e engajado pela empresa, o ator está fantástico principalmente nas cenas cômicas, fazendo valer com louvor o burburinho em sua volta atualmente, o segundo é Carlos Figueiredo competitivo ao extremo e digamos um pouco delicado, ou estaria ele fingindo ser o que não é? Em o método é assim, nada do que parece é, Ângelo relegado a papéis secundários na tv aqui arrasa com seu timming cômico, Edmílson Barros vive Henrique Madeira sujeito atrapalhado (ou não) que já ganha a platéia com gagues e trejeitos, bastante talentoso mas infelizmente faz rir de forma mais fácil usando desses artifícios, ao contrário dos outros dois, Taís Araújo é Mercedes Delgado sem dúvida o elo mais fraco do elenco, com uma pose de executiva extremamente artificial a atriz escorrega por alguns momentos mas não prejudica em nada por que no conjunto os quatro são muito afinados, e isso fica muito claro na cena em que eles usam cada um, um chapéu diferente, eles arrasam e se divertem muito em cena.


No todo a peça é boa, e o grande mérito é um texto extremamente atual e um elenco entrosado, cortando alguns excessos a peça ficaria redonda. O método Gronholm nada mais é que um jogo, em que participam atores e platéia e acredito eu um jogo que merece ser jogado.


Cotação: Bom (***)

Serviço: O Método Gronholm
Texto: Jordi Galcerán
Direção: Luís Antônio Pillar
Com: Lázaro Ramos, Taís Araújo, Ângelo Paes Leme e Edmílson Barros
Onde: Teatro das Artes-SP
Temporada até 16 de dezembro

Nenhum comentário: