domingo, 12 de agosto de 2007

Garota Glamour

O ano é o de 1969, a televisão em cores começa a chegar ao Brasil e a TV Tupi era a emissora do momento. O concursos de beleza pipocam como verdadeiros eventos, trazendo meninas que devem usar sua belezae talentos de canto, dança e interpretação, para ganhar o público. “Garota Glamour” é mais um desses concursos, e também é a peça escrita e dirigida por Wolf Maya para inaugurar o teatro Nair Bello, em São Paulo.
Seguindo a onda que assola a cidade, a peça é um musical, ainda que mais tímido e sem as cifras milionárias das outras montagens do gênero, cifras essas que não são garantia de qualidade. A história se passa toda em um programa de auditório, e a platéia faz parte do tal concurso, que é apresentado por Bellafonte. Sem um texto mais forte, a trama é costurada pelas histórias de algumas candidatas e por números musicais em excesso, de onde saem algumas historinhas e números bastante divertidos e outras bem fracas e cansativas.

O cenário da rede de televisão e os figurinos são muito bonitos e caprichados. Mas se as coreografias são muito boas, a escolha de repertório tem alguns erros graves. Por ter um clima todo saudosista, o espetáculo conquista a platéia, principalmente os mais velhos. É divertido, sim, mas também fútil e raso. No entanto, se o intuito é só divertir, a tarefa é cumprida. O elenco é praticamente uma montanha russa, cheia de altos e baixos: alguns cantam bem e atuam mal, outros atuam bem e cantam mal, e outros fazem tudo bem ou tudo mal. Totia Meirelles, que interpreta a mãe de uma das candidatas, é uma estrela nata, ao estilo Claúdia Raia. A atriz canta, dança e atua muito bem como a mãe de miss, eleva os espectadores ao delírio. Se tivesse surgido em outros tempos, Totia tinha tudo para se tornar uma estrela, mas sabemos como são as coisas... Renato Rabelo, um ator fraco, aqui tem seu melhor desempenho nos palcos, pois, apesar de totalmente over, o ator encarna bem o apresentador fresco, ganhando a platéia. Ainda do enorme elenco, são poucos os que merecem ser citados: Paola Crosara é deliciosa, e só sua imagem já vale mais que qualquer dança, atuação ou o que seja; Aime Bocchi, Andreya Vieira e Tatiana Cruz cantam muito bem; as gêmeas Bruna Guerim e Karin Roepke também merecem destaque, além, é claro, de Felipe Galganni, que faz a bichinha mais divertida de todos os tempos.
A peça tem cara de caça níqueis, mas sabe que não é? É bem feitinha e tem algumas coisas boas. Não fosse o excesso de números sem valia e seu elenco tão desproporcional, sairia coisa melhor. E um detalhe interessante é que nós, o público, votamos e escolhemos quais candidatas queremos nos três primeiros lugares. Se estiver dando uma passeada pelo shopping, e não tiver nada melhor para fazer, entre e confira.
Cotação: Regular(**)
Serviço: Garota Glamour
Texto e direção: Wolf Maya
Com: Totia Meirelles, Renato Rabello, Luiz Araújo, Paola Crosara, Aime Bocchi, Tatiana Cruz, Andreya Vieira, Felipe Galganni, Bruna Guerim, Karin Roepke e grande elenco
Onde: Teatro Nair Bello
Temporada até novembro.

Nenhum comentário: